Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Noticias em Destaque > Alunos do Cefet visitam CTEx
Início do conteúdo da página

Integrantes do RDS participam de conferência internacional

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2017, 00h00 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2017, 18h56 | Acessos: 99

Texto

Integrantes do Projeto RDS participaram das conferências ICMCIS – International Conference on Military Communications and Information Systems e WInnComm EuropeWireless Innovation Forum European Conference on Communications Technologies and Software Defined Radio, em Oulu, Finlândia, no período de 15 a 18 de maio.

Na conferência, a equipe brasileira pôde observar o moderno pensamento sobre as comunicações militares e identificar as tendências para o futuro próximo. Dentre as visões inovadoras, foi oportuno notar que o fortalecimento da doutrina de guerra centrada em redes está levando a um número cada vez maior de dispositivos conectados no campo de batalha, em linha com a internet das coisas (IoT). A ICMCIS é uma conferência voltada para as comunicações militares que contou com a presença de diversos países, como EUA, Rússia, França e Alemanha. Merece destaque o fato de que os únicos países do hemisfério sul a participarem foram o Brasil e a África do Sul.

Já no WInnComm Europe, além da oportunidade de verificar o estado da arte quanto à P&D de rádios definidos por software e a arquitetura Software Communications Architecture, empregada pelo Projeto RDS, a Cap NINA Machado FIGUEIRA apresentou o artigo de título "Software Defined Radio applied to Mission Oriented Sensors Array – A proposal to advanced Embedded Systems architecture" de autoria dela, do TC DAVID Fernandes Cruz Moura e do 1º Ten Victor BRAMIGK. O artigo apresentou uma proposta de arquitetura de integração entre redes de sensores orientados à missão (MOSA) e rádios definidos por software voltados a aplicações militares. A proposta foi bem recebida pela comunidade internacional e tem como principais diferenciais o aumento da interoperabilidade entre rádios e sensores, bem como a facilidade de porte para diferentes equipamentos rádio. A proposta despertou grande interesse dos organizadores do evento.

Este interesse se desdobrou num convite para a delegação brasileira participar de uma reunião de grupos de trabalho internacionais após a conferência, bem como para participar do encontro do JTNC – Joint Tactical Networking Center, a ocorrer em novembro de 2017.

A participação no evento contou com o apoio da Finep.

Fotos

Fim do conteúdo da página