Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Noticias em Destaque > Alunos do Cefet visitam CTEx
Início do conteúdo da página

IDQBRN realiza IX Estágio Básico De Ações De Resposta a Emergências QBRN

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2017, 00h00 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2017, 14h18 | Acessos: 71

Texto

O Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN) realizou a 9ª edição do Estágio Básico de Ações de Resposta a Emergências Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares, destinado ao treinamento de pessoas de instituições potencialmente empregadas em incidentes envolvendo agentes dessa natureza entre os dias 22 e 26 de maio.

Nessa edição, participaram integrantes do Exército (1o Btl DQBRN, CTEx, IME, IBEx e EsIE), da Força Aérea (Instituto de Medicina Aeroespacial – IMAe e Hospital da Força Aérea do Galeão - HFAG), do Corpo de Bombeiros (Grupamento de Operação com Produtos Perigosos - GOPP), além de militares do próprio IDQBRN, perfazendo um total de 13 participantes.

O Estágio contou com atividades teóricas e práticas. A teoria sobre Defesa QBRN foi abordada por meio de palestras em que se abordaram as características e principais propriedades dos agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares que podem ser utilizados; os equipamentos de proteção individual necessários para se realizar um atendimento seguro a emergências QBRN; os tipos de equipamentos existentes utilizados na detecção e identificação de agentes QBRN; as formas possíveis de descontaminação de pessoal e material contaminado; as metodologias de coleta de amostras contaminadas com agentes QBRN; e o planejamento de ações integradas de resposta a emergências dessa natureza.

Toda a teoria ministrada foi complementada por atividades práticas sobre cada um dos assuntos abordados. Os instruendos puderam ter contato direto com materiais e equipamentos utilizados em situações reais. No último dia do curso foram montados três incidentes simulados: um com ameaça química, um com agentes biológicos e um com agentes radiológicos. Durante o exercício, os instruendos puderam aplicar os conhecimentos adquiridos durante a semana.

Apesar da heterogeneidade do grupo, houve boa interação entre os presentes, conscientização do risco existente em eventos QBRN e o reconhecimento da necessidade de integração entre as diversas instituições envolvidas a fim de se obter uma resposta eficaz a incidentes dessa natureza.

Fotos

Fim do conteúdo da página