Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Noticias em Destaque
Início do conteúdo da página

IDQBRN executa PCI do Curso de Especialização em DQBN para oficiais da ESIE

Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2017, 00h00 | Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2017, 18h37 | Acessos: 22

Texto

No dia 06 de setembro o IDQBRN recebeu 10 (dez) alunos e 2 (dois) instrutores do Curso de Especialização em DQBRN para oficiais da ESIE em atendimento a um pedido de cooperação em instrução. O principal objetivo da atividade foi complementar a formação dos alunos com foco em conhecimentos técnicos de diversos aspectos das defesas química, biológica, radiológica e nuclear, além de apresentar a estrutura do IDQBRN e suas principais atividades.

Durante a manhã foram realizadas palestras sobre aspectos da detecção, identificação e coleta de amostras, feitas práticas com a apresentação dos detectores portáteis e demais soluções disponíveis para obtenção do máximo de informações primárias sobre os agentes QBRN, além de visita a algumas instalações como o Laboratório de Análises Químicas (LAQ) e o Laboratório de Defesa Biológica (LDB). Na parte da tarde foi feita uma atividade prática com a simulação de três cenários de incidente: dois laboratórios clandestinos (um químico e um biológico) e uma viatura de transporte de material (radiológico/nuclear). Nessa oportunidade os alunos foram desafiados a analisar a situação proposta e executarem atividades de detecção e coleta de amostras conforme o conhecimento adquirido. Ao final do exercício os alunos foram avaliados quanto ao desempenho das equipes sendo apontados os principais erros cometidos a fim de promover o aperfeiçoamento.

O IDQBRN procura sempre auxiliar na melhoria da formação dos militares da área operacional, objetivando atender a tropa em suas demandas. Atividades como a realizada no PCI da ESIE garantem maior interação e adestramento dos nossos militares nas atividades de DQBRN.

Fotos

Fim do conteúdo da página